Técnicos e especialistas começam a debater questões ambientais contemporâneas no MP

Redator: Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Questões ambientais contemporâneas começaram a ser debatidas hoje, dia 29, na ‘Semana de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado da Bahia’. O evento acontece na sede da Instituição no CAB e está reunindo promotores de Justiça e servidores da Instituição, técnicos e especialistas com atuação na área para abordar temas como geoprocessamento, mineração, pagamento por serviços ambientais e agrotóxicos. Temas complexos, que, segundo o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), promotor de Justiça Yuri Lopes, necessitam de um olhar mais aprofundado. De acordo com ele, a ideia da Semana de Meio Ambiente é construir um calendário de debates que perdure por anos, discutindo questões ambientais relevantes.

Yuri Lopes integrou a mesa de abertura do evento junto com os promotores de Justiça que coordenam o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf),Tiago Quadros, e a Central de Apoio Técnico (Ceat), Andréa Scaff. Ela registrou a importância do evento e ressaltou a necessidade de constante atualização em temas como geoprocessamento. “O mundo mudou, está muito mais complexo, com demandas infinitas”, disse Adréa Scaff, frisando que a área técnica, assim como os órgãos de meio ambiente, precisam dominar as ferramentas para não “afundarem”. A promotora de Justiça destacou ainda que a parceria, a interação entre os órgãos e profissionais é indispensável para a defesa do meio ambiente.

Para Tiago Quadros, o evento debate temas essenciais, alguns dos quais, “se efetivamente implementados, terão condição de causar revolução, como o pagamento por serviços ambientais”. Fomentar a consciência é um primeiro grande passo, mas é importante também que o Estado ofereça sua contraprestação e incentive a conservação ambiental de outras formas, pontuou o promotor de Justiça. Até a quarta-feira, dia 31, o evento debaterá ‘Conceitos básicos de cartografia’, ‘Introdução ao google earth pro’, ‘Mineração e atuação do Ministério Público’, ‘Geoprocessamento’, ‘Pagamento por serviços ambientais’, ‘Legislação de agrotóxicos’ e ‘Desafios da atuação do MP’.

Pular para o conteúdo