Minicurso aborda novo modelo de avaliação por competências e gestão do desempenho no MPBA

Servidores efetivos e comissionados do Ministério Público farão, a partir do dia 19, o minicurso sobre o novo modelo de avaliação por competências e gestão do desempenho, que será implementado em 1º de fevereiro de 2023. No treinamento, também serão contemplados os módulos de avaliação de desempenho e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O curso, que será transmitido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ceaf, será dividido em turmas semanais divulgadas na lista de participantes.

No minicurso, serão introduzidos conceitos sobre a avaliação de desempenho por competências e orientações sobre como construir feedbacks construtivos, independente do conteúdo ou teor. Também serão abordados o Plano de Desenvolvimento Individual, caminho composto por recursos de aprendizagem planejados sob medida para o
desenvolvimento profissional do servidor, e os módulos de avaliação do sistema de desempenho GCA.

Enquanto, no atual modelo de avaliação, apenas ocupantes de cargos efetivos são avaliados nos mesmos parâmetros, independente do setor, sob as perspectivas técnica e comportamental, a partir de fevereiro todos os servidores passarão a ser avaliados de acordo com competências dedicadas a cada perfil ativo, nas perspectivas técnica, comportamental e sob o parâmetro das responsabilidades. O sistema foi desenvolvido de forma colaborativa, através de um formulário online enviado para todos os servidores, no qual declararam quais são as suas atividades e as habilidades que precisam para executá-las, a fim de mapear suas responsabilidades e competências técnicas. O minicurso busca familiarizar os servidores com o novo sistema e permear a cultura de gestão de desempenho no Ministério Público.

Escrito por: Cecom – Assessoria de Imprensa

Pular para o conteúdo