Mais 27 servidores tomam posse no MP e iniciam curso de capacitação

Redator: Gabriel Pinheiro (DRT/BA 2233)

O Ministério Público estadual recebeu 27 novos servidores, que tomaram posse e começaram hoje, dia 21, na sede do MP, no Centro Administrativo de Salvador, o curso de adaptação funcional, que vai até a próxima sexta-feira, dia 25. São 14 analistas e 13 assistentes técnicos administrativos que vão atuar em comarcas do interior do Estado. O procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa destacou o papel de cada servidor para o funcionamento da instituição. “Todos vocês serão fundamentais nas comarcas em que vão atuar, tanto para seu funcionamento administrativo, quanto para o trabalho dos promotores de Justiça”, afirmou. “A partir de hoje, vocês fazem parte de uma das mais importantes instituições da República”, acrescentou o PGJ Adjunto, que representou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti na solenidade, que foi acompanhada pelas parentes dos empossados.

A abertura do curso foi conduzida pelo coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Tiago Quadros, e contou com falas do superintendente de Gestão de Administrativa, Frederico Soares, e do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (Sindsemp-BA), Rondinelli Caldas. “O curso dará uma ideia da atuação de vocês, mas é no dia a dia, sempre contando com o nosso apoio, que vocês se familiarizarão com o trabalho da instituição”, afirmou o coordenador do Ceaf, que destacou o papel da digitalização da instituição na formação de cada novo servidor. Rondinelli Caldas cumprimentou os servidores em nome da categoria. “No interior do estado, onde vocês trabalharão, está parte da população mais pobre do estado e vocês serão a primeira imagem do MP para eles”, afirmou o Rondinelli, que destacou a importância de que os servidores se filiem ao sindicato.

O superintendente Frederico Soares foi o primeiro a palestrar e abriu sua apresentação destacando a importância do MP como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado. “O MP é uma instituição diferenciada, atuando quase como um quarto poder, dada a importância das suas funções. Sejam bem-vindos e sintam-se acolhidos”. O superintendente explicou que nas comarcas do interior, o assistente é o braço operacional do MP no desenvolvimento das atividades administrativas das Promotorias. A apresentação deu um panorama geral, com o objetivo de capacitar os servidores e introduzi-los às normativas mais importantes, além dos departamentos aos quais eles devem se reportar, em caso de alguma necessidade.

Direcionado a analistas das especialidades de pedagogia, psicologia e serviço social, o curso, que será 100% presencial, abordará ainda deveres, responsabilidades, direitos e vantagens dos servidores, dará uma noção geral do funcionamento do MP, contando com exposição sobre o plano de carreiras e vencimentos e o programa de desenvolvimento de competências e o regime de previdência complementar do servidor. Nos quatro dias de curso, serão abordadas também questões e informações de gestão estratégica e administrativa, segurança institucional, tecnologia da informação, processos judiciais e extrajudiciais e teletrabalho. Todo o curso será ministrado na sede do MP no Centro Administrativo.

Fotos: Humberto Filho (Cecom)

Pular para o conteúdo