Mais 17 servidores tomam posse no MP e iniciam curso de capacitação

Redator: Gabriel Pinheiro (DRT/BA 2233)

O Ministério Público estadual recebeu 17 novos servidores, que tomaram posse e começaram hoje, dia 31, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o curso de adaptação funcional, que vai até a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro. Os 17 são assistentes técnicos administrativos e vão atuar em comarcas do interior do Estado. “Estou muito feliz de recebê-los aqui presencialmente”, afirmou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti na abertura do curso. A PGJ destacou a importância dos novos assistentes para o funcionamento do MP. “Na Bahia, temos uma população eminentemente pobre, que busca no MP um apoio decisivo. Os senhores e senhoras serão o primeiro anteparo no atendimento dessas pessoas”, pontuou.

A chefe do MP destacou que os servidores chegam num momento em que a instituição avança no sentido da modernização. “Hoje, nosso MP é 100% digitalizado. O avanço tecnológico auxilia membros e servidores, por meio de efetivas ferramentas de trabalho”, afirmou a PGJ. Norma Cavalcanti acrescentou ainda que os servidores são a porta de entrada do MP. “Nós somos uma casa de cidadania e recebemos todos de braços abertos”, frisou, conclamando os novos servidores a receberem bem a população. “Tenham sempre em mente que estamos aqui para servir”, concluiu a PGJ. A abertura do curso foi conduzida pelo coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Tiago Quadros, e contou com falas do superintendente de Gestão de Administrativa, Frederico Soares, e do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (Sindsemp-BA), Rondinelli Caldas. “O curso dará apenas uma ideia do que vocês irão viver. Servidores e membros são formados de forma continuada no dia a dia do trabalho na instituição” afirmou o coordenador do Ceaf, que colocou o centro de apoio à disposição dos novos servidores. Rondinelli Caldas cumprimentou os servidores em nome da categoria. “Defendemos o concurso público como a única forma de ingresso no serviço público, garantindo a isonomia de oportunidades. O serviço público precisa ser defendido, pois quem mais precisa de nós é o povo mais simples e sofrido do nosso estado”, afirmou.

O superintendente Frederico Soares foi o primeiro a palestrar e abriu sua apresentação dando as boas-vindas aos novos servidores. “O MP é uma instituição diferenciada. Vocês estão chegando numa casa especial, com um ambiente fantástico de trabalho. Haverá desafios para vocês desbravarem no nosso interior. Sejam bem-vindos e sintam-se muito bem acolhidos”. O superintendente explicou que nas comarcas do interior, o assistente é o braço operacional do MP no desenvolvimento das atividades administrativas das Promotorias. A apresentação deu um panorama geral, com o objetivo de capacitar os servidores e introduzi-los às normativas mais importantes, além dos departamentos aos quais eles devem se reportar, em caso de alguma necessidade.  Ainda pela manhã, o diretor de Gestão de Pessoas, Everaldo Alves, abordou deveres, responsabilidades, direitos e vantagens.

Eugênio Vieira Santos, coordenador da Unidade de Análise de Procedimentos do MP, apresentou a Instituição, com um panorama geral das suas características. A tarde contou ainda com exposições sobre o plano de carreiras e vencimentos e o programa de desenvolvimento de competências, conduzida pelo analista-técnico Angelo de Morais. O Prevnordeste, regime de previdência complementar do servidor, é o último tema do dia de abertura. Nos quatro dias de curso, serão abordadas também questões e informações de gestão estratégica e administrativa, segurança institucional, tecnologia da informação, processos judiciais e extrajudiciais e teletrabaho.

Fotos: Sérgio Figueiredo

Pular para o conteúdo