Curso capacita servidores de TI do MP em análise de dados e inteligência artificial

Aula inaugural ocorreu na tarde desta sexta-feira na sede do Senai Cimatec

Redator: Milena Miranda DRT Ba 2510

O Ministério Público estadual em parceria com o Senai Cimatec iniciou hoje, dia 28, um curso de especialização lato sensu para 30 servidores que atuam na área de TI na Instituição. A aula inaugural aconteceu na tarde desta sexta-feira na sede do Senai com a presença da procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. O curso de especialização “Data Science & Analytics” é focado na formação de profissionais para que entendam e implantem em seu ambiente de trabalho sistemas de análises de dados complexos e em alto volume, utilizando técnicas analíticas e implementando soluções em Big Data e Inteligência Artificial. “Parabenizo a todos os servidores pelo dia de hoje quando se celebra o Dia do Servidor. Servir à causa pública é uma das mais importantes. O principal papel do MP é o de defender o regime democrático e a ordem jurídica. Minha palavra hoje é gratidão”, destacou a chefe do MP baiano Norma Cavalcanti. Ela ressaltou ainda a relevância do curso ao contribuir para o avanço da Instituição na área de tecnologia. “Nesses dois anos e sete meses, o MP avançou demais na área de tecnologia. Estamos atualmente com a Instituição toda digitalizada e, mesmo com as dificuldades, continuamos avançando”.

O curso de especialização Data Science & Analytics partiu de uma inciativa do coordenador de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), promotor de Justiça Gilberto Amorim que, em parceria com a diretoria de Tecnologia do MP e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), traçaram estratégias com o Senai Cimatec para formatar esse curso específico para as necessidades do MP. “Estou feliz de termos essa aula inaugural no Dia do Servidor Público. Aqui buscamos inovação e espero que tenhamos capacidade de trabalhar com esse volume de dados e discutir soluções que possam subsidiar decisões que vão transformar a nossa sociedade”, afirmou Gilberto Amorim. Ele dividiu a mesa de abertura com o promotor de Justiça Tiago Quadros, coordenador do Ceaf; Adhvan Furtado, gerente executivo do Senai Cimatec; o coordenador de Projetos do Senai Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), Walter Pinheiro; e o diretor de Tecnologia da Informação do MP, Yuri Gonzalez.

O promotor de Justiça Tiago Quadros agradeceu a parceria com o Senai Cimatec. “Esperamos construir uma relação duradoura que resulte em novos projetos”. A aula inaugural foi encerrada com uma palestra sobre Inteligência Artificial que foi ministrada por Adhvan Furtado e pelo professor do curso Bruno Menezes. “Seremos capazes de fazer ciência de uma forma diferente. Quem dominar inteligência artificial certamente vai dominar também o desenvolvimento em outras áreas”, destacou Adhvan Furtado.

Sobre a especialização

A especialização em Data Science & Analytics será realizada em 18 meses e terá carga horária total de 450 horas. O curso traz disciplinas sobre temas como banco de dados, programação com python, fundamentos em Big Data, mineração de dados, fundamentos em Inteligência Artificial e técnicas para reconhecimentos de padrões.

Crédito das fotos: Adriano Cardoso

Pular para o conteúdo