Gestão Estratégica e o Ministério Público do futuro

Redator: Cibele Gentil (DRT-BA 3008)

CNMP e MPBA promovem encontro nacional para líderes e membros de todo o país

Com o tema  “Governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro alinhados ao Plano Estratégico Nacional (PEN)”, o Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com o Ministério Público da Bahia, realiza o 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica. O objetivo é promover a troca de experiências entre os ramos e unidades do MP e o debate acerca dos desafios na área de planejamento estratégico, governança e liderança. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (19) e segue até amanhã (20), no auditório da sede do MPBA, em Salvador, e traz na programação palestras com especialistas, estudos de caso e debates.

Na abertura, o procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia falou da alegria e da honra para o MPBA receber este evento que, de acordo com a sua avaliação, é extremamente necessário. “O encontro trata da governança para líderes e membros do MP brasileiro, dialogando e traçando os planos para os próximos passos e para o futuro desta instituição, com tantas atribuições e fundamental para transformar a realidade desse país. Serão dois dias de encontro, discutindo métodos de planejamento, tecnologias disruptivas, inteligência artificial, que vem para ser a grande revolução dessa quadra da história que vivemos, e todo o seu impacto dentro do Ministério Público e na forma de melhor servir e afetar a sociedade brasileira”, disse Pedro Maia.

Para o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Moacyr Rey Filho, a palavra de destaque é estratégia, que possibilita hoje enxergar o Ministério Público do futuro. “Estamos num momento de transição e precisamos pensar como vai ser a nossa atuação no futuro, como vamos conseguir entregar mais valor à sociedade, mais do que a gente entrega hoje. Temos o potencial de fazer ainda mais e a ideia desse debate é justamente usar o planejamento e a gestão estratégica para atingirmos um novo modelo de atuação institucional, que vai alavancar ainda mais a legitimidade do Ministério Público junto à sociedade”, explica o conselheiro.

“Este é um evento marcante, histórico”, disse o coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa. “Um dos pilares para a inovação é a integração dos Ministérios Públicos. É o que estamos fazendo aqui, falando de integração, da gestão estratégica de cases de sucesso. Mas tudo isso só fará sentido se tivermos em mente o espírito de compartilhar tudo isso que estamos produzindo para construir um Ministério Público maior. Se a gente quer enxergar um Ministério Público do futuro, não tem como fazer isso sem planejamento, gestão e, acima de tudo, profissionalismo naquilo que a gente faz”, disse.

O encontro é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, por intermédio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), conjuntamente com a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPBA. Antes do início das palestras, o público presente foi agraciado com a apresentação do quinteto de trombones do projeto Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. 

A mesa de abertura foi formada pelo procurador-geral de Justiça do estado da Bahia, Pedro Maia; conselheiro nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho; procuradora-geral de Justiça adjunta Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; subcorregedora-geral do MPBA, Márcia Luzia Guedes de Lima, representando o corregedor-geral Paulo Marcelo de Santana Costa; coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; corregedor administrativo do Ministério Público do estado da Bahia, Roberto de Almeida Borges Gomes; chefe de gabinete do MPBA, Fabrício Rabelo Patury; coordenadora da Coordenadoria de Gestão Estratégica do MPBA, Patricia Kathy Azevedo Medrado Alves Mendes.

O MP digital e a Inteligência Artificial

Durante sua palestra, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Moacyr Rey Filho, ressaltou a importância da integração entre os MPs de todo o país para que exista uma otimização das suas ações. Conforme seu relato, a comissão realizou um estudo detalhado, chegando-se a um diagnóstico nacional que constatou algo que, segundo ele, era perceptível mas que não havia sido documentado. “Nós somos 30 unidades do MP que não colaboravam entre si, todos com iniciativas, iniciando novos projetos praticamente idênticos uns aos outros, com sobreposição de esforços, investimento e tempo, e havia a ausência de um agente que fomentasse a integração”, diz.

Nesse cenário, a Comissão de Planejamento Estratégico se coloca coma a área meio em relação a todas as atividades fins das outras comissões, como saúde, educação, infância e patrimônio, e tem a função de dar suporte para promover essa integração. O MP Digital surge, então, como ferramenta para essa finalidade. “Estamos falando de gestão de pessoas, de processos e de tecnologia, mas o mais importante são as pessoas. São pessoas que transformam o mundo. A tecnologia é uma auxiliar”, disse.

A plataforma MP Digital se propõe a ser um espaço de conexão e colaboração do Ministério Público. Criada a partir de uma extensa pesquisa, a iniciativa foi concebida para promover a inovação digital em toda a instituição. A plataforma oferece serviços voltados à integração, criando um grande espaço de inteligência coletiva. Entre os produtos, estão uma base de dados processuais, os catálogos de bases de dados e de soluções digitais. Seguindo a mesma lógica de funcionar como um facilitador do trabalho, o Ministério Público também lança mão dos recursos de inteligência artificial. “Essa era da sociedade de rede é muito rápida. A ideia é utilizar a IA para as ações repetitivas, para que as pessoas, mais qualificadas que as máquinas, possam ter acesso à informação de forma mais rápida e fácil, otimizando o trabalho”, explicou.

Fotos: Sérgio Figueiredo

Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.

Pular para o conteúdo