Promotores de Justiça participam de capacitação sobre análise pericial

Redator: Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Promotores de Justiça com atribuição criminal, júri e auditoria militar participam hoje e amanhã, dias 29 e 30, de um curso de ‘Investigação de Crime de Homicídio e Análise Pericial’. O curso visa o aprimoramento da atuação, no sentido de que os promotores de Justiça possam melhor entender termos técnicos e interpretar laudos. Tem ainda o objetivo de promover a aproximação e fortalecer a parceria entre o Ministério Público estadual e o Departamento de Polícia Técnica. Uma parceria relevante que, segundo o chefe de Gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia, gera resultados positivos às investigações criminais e ações institucionais.

Ao saudar os participantes do curso, Pedro Maia registrou que a capacitação é importante para quem atua na área, seja na fase pré-processual ou processual, ter conhecimento mais aprofundado da prova técnica, de como está sendo construída e do que ela pode propiciar. É uma qualificação fundamental para aprimorar a atuação de análise pericial, complementou o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotor de Justiça André Lavigne.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), promotor de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, também ressaltou a relevância do curso e lembrou que a atuação na área criminal e de segurança pública é complexa e difícil, requer olhar atento e, cada vez, mais qualificado. Segundo a coordenadora do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública do MP (Geosp), promotora de Justiça Aline Cotrim, a ideia do curso surgiu de experiências exitosas de aproximação feitas para discussão de casos com peritos do DPT na atuação prática.

Conforme informou o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Tiago Quadros, o curso resulta da soma de esforços do Caocrim, Ceosp e Geosp, com o apoio do Ceaf, para abordar temas de extrema relevância. Hoje, o perito criminal do DPT, Tiago Silva, aborda o tema ‘Local do Crime’, apresentando ainda a estrutura do órgão, conceitos e terminologias mais usados. Amanhã, dia 30, será debatida a ‘Tanatalogia Forense’ e ‘Balística Forense’, além de realizada visita técnica ao Instituto Médico Leal Nina Rodrigues.

Fotos: Humberto Filho

Pular para o conteúdo