Palestra sobre saúde mental marca encerramento da ‘Semana do MP 2023’

Redator: Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Uma palestra que ressaltou a importância da saúde mental para o bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional marcou hoje, dia 15, o encerramento da programação da ‘Semana do MP 2023’. Com o tema ‘Adaptabilidade: como manter o foco, a produtividade e saúde mental em um cenário marcado por mudanças constantes’, a jornalista e especialista em produtividade sustentável Iza Camargo frisou que “precisamos aprender a desacelerar para continuar em movimento”. A palestra foi prestigiada pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que destacou a relevância do tema, da abordagem dada pela jornalista e lembrou a todos os integrantes do MP que a Instituição existe para defender os direitos individuais indisponíveis e o regime democrático, “bem maior e pilar de qualquer nação civilizada”.

Ao falar sobre o necessário equilíbrio entre objetivos pessoais e profissionais, Iza Camargo assinalou que é preciso ter presença nos diversos âmbitos e momentos da vida sem perdas pelo caminho. “Pessoas idealistas, que amam o que fazem, muitas vezes se deixam para depois”, alertou ela, pontuando o cuidado que devemos ter para não atribuirmos, sempre, a origem dos nossos problemas ao que é externo. Tudo começa em nós, ressaltou ela, afirmando que problemas relacionados à saúde mental começam na ausência de si mesmo e na negligência diante dos sinais.

Iza Camargo falou sobre cansaço, exaustão e síndrome de burnout e do encontro que teve com a própria missão após ter burnout e ser demitida de uma grande rede de televisão. De acordo com ela, problemas relacionados à saúde mental fazem parte das três principais causas de afastamento do trabalho. O Brasil, pontuou Iza, é o país mais ansioso do mundo, o segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. Logo, não podemos tratar saúde mental como algo superficial ou sem importância, alertou, registrando que problemas relacionados à saúde mental causam dores profundas que são invisíveis, mas que minam a vida pessoa e profissional. Para ela, produtividade e sustentabilidade precisam caminhar juntas, sendo que segurança psicológica e atualização de identidade são fundamentais nesse cenário em que a adaptação também é essencial.

A palestrante ressaltou que produtividade sustentável não significa trabalhar menos, mas se respeitar mais, estabelecendo limites e objetivos necessários à higiene mental. Ao fazer um paralelo com a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Iza Camargo lembrou que alguns dos EPIs fundamentais à produtividade e à saúde mental serão determinados pela organização, mas outros dependem de nós. “Se você não se inclui na sua própria agenda, sua família será prejudicada e o seu trabalho também”, alertou ela. A palestra foi mediada pela diretora de Gestão de Pessoas Cláudia Barboza, que destacou a adoção de algumas iniciativas por parte do MP, que tem o setor dedicado à Qualidade de Vida no Trabalho. O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Tiago Quadros, registrou que a contribuição será catalisadora de processos. Ele agradeceu a todos que participaram do evento que teve “uma programação diversa, como é diverso o MP, para atingir o público de forma diferenciada, com momentos de reflexão e estímulo a uma revisita de metas pessoais e profissionais para encarar o próximo ano com disposição e coragem”. “Que 2024 seja de alegria, união e pertencimento ao MP”, desejou o promotor de Justiça.

Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.

Pular para o conteúdo