MPBA realiza treinamento sobre o uso do sistema PPE

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, no dia 3 de setembro, por meio do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), treinamento destinado a membros e servidores, com foco na utilização do sistema PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos). A capacitação online registrou 180 integrantes, demonstrando o interesse e a relevância do tema para o fortalecimento da atuação ministerial.

A formação foi conduzida pela promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, do Ministério Público do Piauí (MPPI), primeira unidade da federação a implementar o uso da ferramenta. Durante o encontro, a palestrante compartilhou a experiência pioneira do MPPI e apresentou boas práticas que podem ser replicadas na Bahia.

Para o coordenador do Ceosp, promotor de Justiça Hugo Casciano de Sant’Anna, a utilização da ferramenta representa um avanço significativo para a atuação ministerial: “Trata-se de um instrumento essencial não apenas para o controle externo da atividade policial, em sua dimensão difusa e concentrada, mas também para a coleta e sistematização de dados que enriquecem investigações próprias do Ministério Público e fortalecem a tutela coletiva da segurança pública”, destacou.

A iniciativa faz parte das ações do MPBA voltadas ao aprimoramento da atuação institucional, especialmente nos eixos da segurança pública, do controle externo da atividade policial e do acompanhamento das políticas de defesa social.

O treinamento ficou gravado e está à disposição para os participantes.

Escrito por: Cecom | Imprensa

Ir para o conteúdo