Perguntas Frequentes

Os certificados são enviados para os e-mails cadastrados em até 30 (trinta) dias após o evento.

Atividades realizadas por instituições externas não são certificados pelo CEAF. Desta forma, sugerimos que entrem em contato diretamente com a instituição promotora do evento.

A segunda via deve ser solicitada através do e-mail ceaf.capacitacao@mpba.mp.br. O prazo para emissão é de até 30 dias.

Em todo material de divulgação do CEAF, seja através do infomail ou do site, há um botão  que encaminha diretamente para o formulário de inscrição. Os dados devem ser digitados conforme solicitado e enviados após devidamente preenchidos.

Certidões solicitadas pelo e-mail ceaf.capacitacao@mpba.mp.br, com o prazo de emissão de até 5 dias úteis.

Existem vários tipos de eventos. Alguns exclusivos para integrantes do MPBA, outros abertos ao público externo. Em todo material de divulgação, há informação sobre o público-alvo do evento. 

Anualmente, o CEAF oferece o Programa de Formação Pedagógica de Instrutores Internos aberto a membros e servidores da Instituição que tem como objetivo compor o Banco de Instrutores Internos do MPBA.  Além disso, o Ato Normativo nº 026/2020 que regulamentou a instrutoria interna no MPBA especifica que pessoas que tem mais de 1 ano de experiência no ensino em instituições reconhecidas pelo MEC também estão habilitadas para o exercício da instrutoria interna.

A proposição de cursos é uma iniciativa dos centros e órgãos do MPBA que anualmente encaminham seus planejamentos ao CEAF. O formulário para solicitação de eventos está disponibilizado na aba Cursos e Eventos deste site, bem como o seu Guia de Preenchimento

Quando o curso for divulgado, observe se faz parte do público-alvo para efetuar sua inscrição pelo link disponibilizado no card de divulgação do curso.

Não. A inscrição trata-se apenas de uma prévia. Após o recebimento das inscrições é que o aluno pode ser matriculado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Essa matrícula é efetivada pela equipe de EAD do CEAF.

Após o recebimento das inscrições e verificação do público-alvo e quantitativo de vagas, conforme for o caso, o CEAF divulga por infomail a relação de todos os alunos inscritos.

Para os membros e servidores do MPBA, é necessário clicar no botão “autenticação usuário interno” e inserir o login e senha de rede institucional. Para os demais usuários, existe uma área específica “acesso de usuário externo”, cujo login é criado previamente pela equipe de EAD.

Sim. A nossa plataforma está hospedada na internet, assim é possível acessá-la por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, sendo mais recomendado o uso de computadores ou notebooks.

Sim, o curso fica disponível 24 horas por dia em nosso AVA, sendo possível acessá-lo a qualquer momento.

Somente quando houver encontros ao vivo, o que chamamos de aulas síncronas (quando aluno e professor estão conectados ao AVA ou outro meio de teletransmissão em tempo real).

Geralmente, na divulgação do curso, o CEAF informa no cronograma os dias e horários dos encontros ao vivo, mas também poderão ser combinados ao longo do curso diretamente entre os instrutores e os alunos.

Por meio de nosso e-mail institucional. Todos os cursos são divulgados por esse canal. Além dele, pode-se consultar nosso calendário de eventos no endereço https://ceaf.mpba.mp.br/agenda/

Não. Ao terminar o curso, o aluno deverá ter um aproveitamento de no mínimo 70%, exceto se no guia do aluno houver outra orientação.

Na própria sala virtual do curso, na aba “pesquisa de opinião e certificado”. Nela, abaixo da pesquisa de opinião, há um link para que o próprio aluno faça o download do certificado.

Com nossa equipe de Educação a Distância, preferencialmente pelo e-mail ceaf.ead@mpba.mp.br ou através dos contatos disponibilizados neste site.

Favor detalhar o caminho para ter acesso ao Stream, onde ficam as gravações.

Para consultar o documento, basta acessar o Menu Cursos/Eventos deste site e depois Plano Anual de Capacitação.

As reservas de espaço devem ser solicitadas através do formulário próprio que pode ser encontrado no menu Cursos/Eventos -> Solicitação de Reserva de Espaço
Pular para o conteúdo