Semana da Segurança Institucional é aberta com palestra sobre engenharia social

O Ministério Público estadual, por meio da Assistência Militar e a Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), abriu nesta segunda-feira, dia 21, a Semana da Segurança Institucional com a palestra ‘Engenharia Social’ ministrada pelo capitão da Polícia Militar Raylan Souza dos Santos. “A segurança institucional é um tema muito caro para nós e essa semana teremos uma sequencia de palestras que abordarão condutas que visam mitigar ou eliminar riscos que não se limitam somente à proteção patrimonial e à proteção das pessoas”, destacou o promotor de Justiça Gilberto Amorim, coordenador da CSI.

A Semana da Segurança Institucional será realizada até a próxima sexta-feira, dia 25, para membros e servidores, via plataforma teams, às 10h. “O MP mais seguro depende da gente. Gostaria de parabenizar o CSI ao tentar instituir uma lógica preventiva com normas de segurança para que possamos avançar nessa área”, afirmou o promotor de Justiça Tiago Quandros, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). O capitão da PM Raylan Souza falou como a engenharia social é utilizada na persuasão ou na manipulação para enganar as pessoas e convencê-las de que o engenheiro social é alguém que na verdade não é. “O engenheiro social pode aproveitar-se das pessoas para obter as informações com ou sem o uso da tecnologia. Os objetivos podem ser de ordem financeira, por sabotagem ou para conseguir informações”, destacou. Ele falou ainda sobre as variáveis da engenharia social incluindo o alvo, a condição do alvo, modelos de ataque, técnicas utilizadas, objetivo e meio utilizado. “Os alvos podem ser individuais ou direcionados a um grupo ou organização”, ressaltou.

Nesta terça-feira, dia 22, haverá uma palestra sobre a importância da brigada de incêndio, que será ministrada pelo cel do Corpo de Bombeiros Lanusse Araújo Andrade. A programação contempla ainda a realização de um simulado de evacuação de edificações no dia 24. Também haverá palestras sobre temas como a segurança da informação nos meios de TIC e a análise de risco de segurança institucional.

Escrito por: Cecom – Assessoria de Imprensa

Pular para o conteúdo