MP promove curso sobre estratégias do Tribunal do Júri

Redator: Milena Miranda DRT Ba 2510

O Mistério Público estadual iniciou hoje, dia 27, na sede da Instituição, no CAB, o curso ‘Estratégias e segredos do Tribunal do Júri’, com o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Eugênio Paes Amorim. O objetivo é discutir situações práticas de plenário, rituais e estratégias do Tribunal do Júri, além de apresentar casos reais de atuação do promotor de Justiça em plenário. “É hora de fortalecermos essa missão dos colegas pelo valioso trabalho que é fazer o Tribunal do Júri”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Na ocasião ela ressaltou também a importância de todos os promotores de Justiça atuarem a favor da unidade do Ministério Público.

“Atuo há 24 anos no Júri na capital e há sete anos no interior e vejo que sempre temos algo a aprender nessa área”, afirmou a promotora de Justiça Isabel Adelaide, coordenadora do Núcleo do Júri (NUJ). Ela dividiu a mesa de abertura com a chefe do MP baiano, Norma Cavalcanti; e os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e Tiago Quadros, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). “O Júri é a oportunidade que temos de dialogar com a comunidade, além de tratarmos do bem mais precioso que é o direito à vida”, destacou o promotor de Justiça André Lavigne.

O curso, que será realizado até sábado, dia 29, contará com 20 módulos sobre temas como rituais e estratégias; fases preliminares; o estudo dos autos; o preparo da véspera; modos e aspectos de inquirição; análise da prova oral e suas perspectivas; dentre outros. Estão participando do treinamento cerca de 40 promotores de Justiça da capital e interior.

Crédito das fotos: Humberto Filho (Cecom/MP)

Pular para o conteúdo